sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Feliz 2012!

   Olá amigos e seguidores, esta semana como estamos todos cansados da festa de Natal a tarefados com a de Reveillon não postarei artigos. Hoje apenas estou aqui para agredecer a todos que por aqui passaram para ler, aprender, comentar, incentivar, enfim, todos que de alguma forma contribuíram para que eu continue com grande vontade de escrever para vocês.
   Desejo que em 2012 todos seus planos sejam concuídos e que novas metas sejam traçadas. Que Deus ilunine sempre o caminho de todos vocês.
   Espero também que eu possa continuar contribuindo, que continuem sempre visitando o blog é claro, senão não há sentido nisso tudo. Não esqueçam de fazer comentarios, são muito importantes para mim.
   Vou ficando por aqui... Grande abraço à todos!!!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Quantos minutos de corrida sao necessários para "queimar" as calorias da rabanada da sua ceia?

     Numa época em que se fala tanto em epidemia de obesidade a ceia de natal é vista como grande vilã para a formação dos "pneus" indesejados. Acredito que ninguém deva ficar neurótico calculando calorias o ano todo, é natal, é humano fugir um pouco da dieta perfeita.
     Porém, o ano todo sem se preocupar com as tais calorias não será possível, até para aqueles com a genética mais favorável. Aquelas indicações do total de calorias que vem no rótulo dos alimentos industrializados parecem não ser levadas muito em consideração, por isso alguns pesquizadores estudam uma forma de torná-las mais evidentes e respeitadas.
     Veja o estudo abaixo sobre este assunto:
  
Estudo mostra que converter quantidade de calorias em exercícios nas embalagens de produtos é um método efetivo no controle de alimentos prejudiciais a saúde.
      E se ao invés de mostrar a quantidade de calorias, os rótulos dissessem a quantidade de exercícios necessários para queimar aquele refrigerante super adoçado?
      Uma nova pesquisa sugere que esse método talvez seja mais efetivo no controle de alimentos prejudiciais para a saúde.Os pesquisadores observaram adolescentes que compravam produtos em West Batilmore, onde bebidas doces eram ofertadas com o número de calorias, o percentual que o alimento representa no consumo recomendado diário ou com o tempo necessário correndo para perdê-las. A medida que mais diminuiu o consumo foi a última.
     “No geral, as pessoas são muito ruins em estimar a quantidade de calorias que consomem”, afirma a pesquisadora do estudo, Sara Bleich. “Se nós damos formas fáceis delas analisarem isso, penso que podemos ser efetivos em reduzir as calorias das compras”.Após colocar os avisos em lojas perto de escolas, os pesquisadores observaram os jovens e monitoraram seu consumo em comparação com a época sem os avisos.
     Cerca de 90 bebidas eram compradas diariamente em cada loja, e o número caiu conforme o tempo. As vendas de refrigerantes, que representavam mais da metade, baixaram pouco, assim como chás gelados e isotônicos. Entretanto, as vendas de bebidas sem açúcar aumentaram, especialmente as de água, passando de cinco para dez por dia, na média.
     Os três tipos de estratégia funcionaram, mas a que convertia as calorias em exercícios foi a melhor.
     Os pesquisadores calcularam o tempo de exercício tendo como ideia um adolescente de 50 quilogramas, e o esporte escolhido foi a corrida porque a maioria das pessoas não gosta. De acordo com Bleich, o tempo de exercício varia para cada pessoa. Por exemplo, uma com 50 quilogramas precisa de 50 minutos correndo para queimar uma garrafa de 600 ml de refrigerante, enquanto uma de 70 precisa de 40 minutos.
     Algumas lojas escolheram não participar; as razões incluíam barreira de linguagem e medo de perder clientela. Bleich afirma que a questão das vendas talvez seja um obstáculo, mas o estudo comprovou um aumento no número de garrafas de água vendidas.Se os resultados forem melhor comprovados, o estudo pode ter um impacto muito grande. “Foi um estudo muito interessante, e penso que a maioria dos americanos ficaria surpresa em saber que é necessário 50 minutos de corrida para queimar uma garrafa de refrigerante, que é basicamente uma bebida sem valor nutricional”, afirma Julie Greenstein, diretora de um grupo americano de nutrição e saúde.
     Enquanto esse estudo foi realizado com jovens afrodescendentes, Bleich afirma que estudos futuros podem ser ainda mais efetivos em outras demografias.
     “Meu senso diz que se fizermos esse estudo com um grupo onde a nutrição e o exercício talvez sejam mais importantes, o efeito pode ser maior”, comenta. “Se você tem mais interesse em mudar seu comportamento, também deve prestar mais atenção nesse tipo de informação”.
Fonte: Hypescience

      Pode parecer loucura ou exagero, mais uma estratégia dessas pode realmente funcionar para que possamos evitar o consumo de certos alimentos desnecessários para nossa alimentação diária. Vamos ver se a moda pega no Brasil.
      Agora que a ceia de natal já passou e já comeu, com moderação espero, mãos á obra, quer dizer, mãos nos halteres.
     

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Mantenha a cuca e a pele fresca!

      Nos preocupamos muito com assuntos diretamente ligados às atividades físicas e alimentação, e muitas vezes esquecemos de alguns cuidados que podem e vão interferir diretamente no bom desempenho e aproveitamento do exercício além de oferecer algum risco se algumas medidas não forem tomadas.
     Em tempos de aquecimento global e alta intensidade de radiação solar danosa, em época de horário de verão onde o sol "reina" até mais tarde, proteger a pele não é um luxo e sim uma necessidade. Este cuidado deve ser redobrado para quem pratica atividade física ao ar livre. 
     Dermatologistas afirmam que durante as atividades expostas como ciclismo e corrida por exemplo, a exposição aos raios solares é maior e a proteção precisa ser intensificada com bonés e maior frequência no uso dos protetores solares. O sol intenso e contínuo estimula a produção de enzimas destruidoras do colágeno, que aceleram o envelhecimento da pele e podem  causar o câncer de pele devido à mutação do DNA. Por isso precisamos fazer uso de protetor nos períodos de exposições intensa e também nas tarefas diárias, para que este filtro proteja a pele dessas reações.
     Para que se possa confiar na proteção, os protetores ou bloqueadores tem de ser usado da maneira correta. Um bom exemplo de uma prática comum errônea é passar o filtro solar na hora de praticar atividade física ou se expor ao sol. O ideal é passar o filtro com um período mínimo de 30 minutos antes da exposição. 
    Para a prática esportiva a indicação é escolher protetores à prova d'água devido a maior transpiração e com fator de proteção mais alto(50 e 60 FPS).
     Esistem diveros tipos de protetores, os dermatologistas costumam indicar  para pele oleosa as versões em gel, gel-creme ou fluidos, enquanto as peles mais secas e com sinais do tempo os em forma de cremes.
     O protetor solar, deve ser reaplicado a cada duas horas e em todas as partes do corpo, inclusive as orelhas. Além disso, também é aconselhável o uso de boné e roupas leves, mas com mangas longas que protegem mais o corpo da exposição solar. Outro acessório importante são os óculos escuros, com o cuidado de não adiquirir óculos falsificados em camelôs, que podem pela falsa sensação de proteção, fazer com que você olhe ainda mais para a claridade e acabe por lesionar os olhos.
     A falta de cuidado coma pele pode alterar diretamente o rendimento do esportista, pois como toda agressão ao corpo, a queimadura produz um estresse físico que o organismo demanda desgaste para restabelecer. Isso sem contar a desidratação que é acentuada.
     Caso tenha sido descuidado, para tratar as queimaduras o ideal é fazer compressas frias com chá de camomila ou água mineral. Também pode ser utilizada água thermal na versão aerosol, além de anti-inflamatórios via oral e corticóides tópicos em caso extremos, porém nesse estágio essas soluções  devem ser ministradas por um especialista.
     A alimentação e a quantidade de água ingerida interferem no desempenho dos esportistas e na proteção da pele. Os antioxidantes ajudam a manter a pele saudável, evitando stress oxidativo gerado por treinos  exaustivos com exposição ao sol que propiciam o envelhecimento. 
    Consuma quantidade de água proporcional ao seu desgaste, adote uma alimentação regrada, se proteja do sol e obterá sucesso. 
     Abaixo dois vídeos sobre o assunto com uma abordagem um pouco mais estética, divergem em alguns pontos como por exemplo o tempo de intervalo entre as aplicações, mas em grande parte preconizam os mesmos cuidados.


   
    Agora você está pronto para enfrentar o verão com toda segurança.

sábado, 10 de dezembro de 2011

A terceira idade pode sim ser a melhor idade.

     É fato que a expectativa de vida do brasileiro está  sendo elevada, dados do IBGE do último senso de 2010 mostram que esta expectativa de vida passou de 70 para 73,1 anos na última década, enquanto que a taxa de fecundidade caiu em média para dois filhos por mulher. Assim, a população com 65 anos ou mais passou de 5,9%, em 2000, para 7,4% em 2010. 
     O envelhecimento é fantástico quando analizamos a experiência de vida  de  individuos ativos, pois a inatividade  nesta idade acarreta algumas mudanças  nos níveis de saúde como redução da força muscular, doenças cardiovasculares, redução do equilíbrio, distúrbios neurológicos, alterações do sono, etc, coisas que todos nós sentiremos caso algumas atitudes não sejam  tomadas. Dou detalhes dessas possíveis alteraçõres em um artigo anterior: Impacto do envelhecimento nas variáveis antropométricas, neuromotoras e metabólicas da aptidão física.
     A perda de massa muscular esquelética que ocorre no envelhecimento é um dos problemas mais representativos, que gira em torno de 40%. Essa consequência do envelhecimento é conhecida como sarcopenia, termo que indica a perda de massa, força e qualidade do músculo, o que dificulta o movimento e tarefas do dia-a-dia.
     Outra complicação é a redução da densidade óssea, ou perda de massa óssea. A osteopenia ou a mais severa osteoporose, atinge mais mulheres do que homens. Fatores nutricionais, hormonais, genéticos e níveis de atividade física também atuam no envelhecimento. Hábitos saudáveis como a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação adequada podem fazer os gastos com saúde e remédios diminuirem.
      A Sociedade de Medicina do Esporte (SBME) e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) pregam que o exercício físico regular melhora a qualidade e expectativa de vida do idoso ,beneficiando o mesmo em vários aspectos principalmente na prevenção de incapacidades físicas geradas por patologias e traumas ortopédicos.
      A prescrição dos exercícios deve ser feita de maneira cuidadosa e individualizada,  cada indivíduo  apresenta seus problemas e particularidades. Anteriormente deve se realizar uma avaliação que observe o que está ameaçado ou limitado. A prática de exercícios libera maior concentração de hormônios responsáveis pela sensação de prazer e de bem-estar, diminuindo e prevenindo depressão e o desânimo.
      Outro aspecto a ser observado é que o idoso tende ao isolamento social devido a perda de amigos e familiares. Ao participar de grupos de atividade física, passeios, o idoso se insere em grupos sociais que tendem ao cuidado com a saúde.
       O ambiente onde é praticada a atividade também influi bastante, já que o aspecto emocional e psicológico são grandes motivadores para que o idoso tenha a vontade de viver e uma sobrevida de qualidade.
      Eu particularmente adoro trabalhar e conviver com indivíduos da melhor idade, atuando no projeto 'Bom Dia' da Prefeitura de Rio das Ostras, que constitui uma ginástica na areia seguida de hidroginástica no mar. Lá observo a qualidade de vida e o bom humor dos que praticam a atividade. Alguns deles além do projeto 'Bom Dia' praticam o 'Movimento' e 'Natação no mar'.
Sem dúvida esses alunos reconhecem a diferença da vida que levavam antes da prática de exercícios e a autonomia que têm hoje.
     Algumas fotos e um vídeo dos grupos do 'Bom Dia' do Centro e da Cidade Praiana em Rio das Ostras.









   Nunca é demais lembrar alguns benefícios da prática regular de exercícios, vale ressaltar que esses benefícios são potencializados nos idosos:

:: Redução dos triglicerídeos;
:: Redução da pressão arterial e da tendência à arritmia pela diminuição da sensibilidade à adrenalina;
:: Estímulo hormonal e imunológico;
:: Redução da gordura corporal;
:: Aaumento da massa muscular;
:: Melhora da capacidade cognitiva.


   Não espere essa faixa etária chegar para se exercitar, esse hábito deve ser iniciado na infância para que você possa gozar ainda mais dessas melhorias na qualidade de vida, assim todos podemos reduzir ou anular alguns dos efeitos  naturais  e indesejados do envelhecer para que possamos ter a alegria que presenciamos nesse grupo de senhores e senhoras.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Suplementos não fazem milagres

             O uso de suplementos alimentares é cada vez mais recorrente no Brasil,  principalmente por praticantes de atividades de academia. Esse uso desenfreado pode estar relacionado à pressa em resultados estéticos ou à pura desinformação sobre os principais efeitos e resutados obtidos através do uso desses produtos.
       Muitos de meus alunos fizeram ou fazem uso de suplementos alimentares, até eu assumo que já utilizei suplementos. A verdade, é que principalmente os alunos mais jovens querem resultados mais rápidos, e quando não fazem uso de anabolizantes vão a uma de loja de suplementos , pedem a indicação do vendedor e acabam por comprar os seus grandes potes para suplementação.
         Os suplementos podem ser encontrados em forma líquida, em pó para dissolver em água ou leite, cápsulas, tabletes, comprimidos e barras de proteína. Os que tiveram alguma eficácia comprovada são formulados com formas pré-digeridas dos principais substratos de energia: carboidratos, proteínas e gorduras. Eles fornecem a grande maior parte das calorias a partir de fontes que foram pré-digeridas em níveis diferentes, tornando mais fácil a tarefa do organismo em utilizar esses substratos de energia.
            Com o avanço da globalização, vários suplementos novos surgiram no mercado, aumentando assim a concorrência entre as marcas e também levando uma série de informações aos consumidores dos produtos. Várias pesquisas foram realizadas e outras estão sendo feitas, no intuito de comprovar ou não as eficiências destes, várias fórmulas modificaram-se no decorrer do processo. É importante que não se acredite em todo estudo feito para comprovar a função dos suplementos, até porque a maioria dos estudos que vemos por aí são feitos pelos próprios fabricantes, que estão obviamente interessados em aumentar as vendas.
            Existe muita picaretagem nesse ramo, principalmente nos produtos importados com rótulo traduzido, onde normalmente miligramas são sobrestimadas, substâncias proibidas são omitidas e aí num descuido um atleta é pego no teste antidoping.
             É mais que divulgado que devemos fazer cinco refeições diárias, mas, por muitas vezes não conseguimos, e alguns acabam optando pelo consumo de um suplemento entre as refeições. Ao contrário do que se imagina e que os vendedores de suplementos informam, a recomendação é para que os suplementos alimentares sejam consumidos por pessoas que praticam atividade física constante e intensa, e não por quem busca resultados imediatos.
            Estes produtos foram criados para os atletas ou para quem pratica esporte regularmente, por gastarem mais energia e terem algum déficit alimentar. O ideal é que antes de começar o consumo se vá ao médico e/ou nutricionista, para saber qual produto e a quantidade diária deve ser ingerida. 
            Se optar fazer o uso procure a recomendação de um profissional qualificado e bom treino!