terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Exercícios físicos ajudam concurseiros a evitar o famoso "branco" na hora "H"

   Assim como eu alcancei, muitos brasileiros buscam a estabilidade através de um cargo público. 

   A vida corrida  moderna nos traz momentos de desespero, achando que o dia deveria ter 30 ou 40 horas. Dedicação ao estudo, que muitas vezes se faz complicado para quem trabalha e estuda, é fundamental, porém outro aspecto importante é deixado de lado: o esgotamento provocado por estresse.

   Estresse pode causar o famoso “branco” nas provas. Para evitar isso, é importante não deixar de lado atividades como academia, prática de esportes ou uma simples  caminhada matinal.  
   O estresse causado pela dedicação exclusiva aos estudos, em jornadas que chegam a 12 horas por dia, não raro, costuma invadir madrugadas. Essa é uma rotina que se tornou comum entre os candidatos a uma vaga no funcionalismo público.

   Contudo, especialistas orientam que, se o esforço não for combinado com momentos de lazer e descanso, há o risco de estafa mental na hora decisiva. Para evitar o famoso “branco” nas provas, é importante não deixar de lado atividades como academia, prática de esportes ou uma simples caminhada matinal. O motivo é que o exercício físico ajuda o corpo a combater o estresse dos estudos e pode ser fundamental na aprovação em um processo seletivo concorrido.



  O exercício leva oxigênio e nutrientes para o cérebro, remove substâncias produzidas devido ao cansaço mental e recupera o corpo da exaustão causada pelos estudos. 



Controle antidoping será rígido nas Olimpíadas de Londres

   Há décadas vemos recorrentes casos de doping nos jogos olímpicos realizados de 4 em 4 anos, principalmente nos esportes individuais, o uso de substâncias proibidas é perseguido pelos organizadores do evento mas nem sempre com sucesso. Resultados acima da superação humana levantam suspeitas a cada ano de competição.

   Desta vez o COI promete ir a fundo no controle do uso destas substâncias, para que o espírito olímpico não se apague, e que todos possam competir em igualdade de condições.

A organização aposta no  uso de tecnologias avançadas, rápidas e supersensíveis para detectar qualquer tipo de substância proibida no organismo e intimidar os atletas nas Olimíadas de Londres.

Ao menos no controle antidoping, os Jogos Olímpicos de Londres prometem ser os maiores da história. É essa a pretensão da organização da Olimpíada, que divulgou enorme controle para flagrar e intimidar atletas que pensam em se beneficiar com produtos irregulares.logo após suas provas.

   Todos os medalhistas passarão por testes antidoping  logo após suas provas. Além disso, ao menos um em cada dois competidores também será examiado.

   A organização também acena com uso de tecnologias muito rápidas e supersensíveis para detectar qualquer tipo de substância proibida que caracterize doping no organismo dos atletas.
   
   Espera-se que realmente seja feito um grande controle para evitar que mais uma vez alguns países se destaquem nos jogos através do desenvolvimento farmacológico.

   O peso de ser flagrado no antidoping é grande, as vezes tão insuportável que faz com que o atleta nem espere a punição e abandone o esporte. Muitas vezes ele não tem a culpa sozinho, porém somente ele sofre a punição. 


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O que matou o cantor Wando é mais comum do que pensamos

  O problema que levou à morte o cantor Wando é muito mais comum do que imaginamos, são as mortes por  infarto do miocárdio.
  Nada mais é que a morte de uma área do músculo cardíaco, cujas células ficaram sem receber sangue com oxigênio e nutrientes. Se você fuma, come muita gordura, trabalha muito, com uma vida sedentária e estressada e ainda por cima está acima do seu peso ideal, é forte candidato(a) a sofrer um ataque cardíaco. O quadro fica ainda pior se você for diabético ou tiver casos de infarto na família.
  O risco de ter um ataque cardíaco acomete homens e mulheres. O número de mulheres com doenças das coronárias tem aumentado muito nos últimos tempos.
  Sem dúvida a maior responsável pela obstrução coronariana é o excesso de gordura - colesterol e triglicérides. Eles depositam as placas de ateromas, camadas de gordura aderidas às paredes arteriais. Essas placas, compostas basicamente de colesterol LDL, podem interromper a passagem de sangue nas coronárias, que são as artérias que nutrem o músculo cardíaco. Porém, o HDL, “colesterol bom”, protege as coronárias. A esse processo de entupimento das artérias dá-se o nome de aterosclerose.
  O infarto representa a morte de uma porção do músculo cardíaco, por insuficiência de irrigação sanguínea. A oxigenação necessária ao funcionamento do coração ocorre por um conjunto de vasos sanguíneos, as artérias coronárias. Quando uma dessas coronárias se obstrui, impede o suprimento de sangue e oxigênio ao músculo, resultando em um processo de destruição chamado necrose, e se a área necrosada for grande, o coração para.
  O maior sintoma de um infarto é a dor. A sensação é de "aperto" localizada no peito, à altura do coração. Essa dor é muito intensa, pode causar náuseas, vômitos, suor frio e vertigens, ela costuma se irradiar para os ombros e braços (geralmente o esquerdo), para a mandíbula, as costas, e a projeção do estômago no abdômen.
  O infarto tem seu diagnóstico realizado através dos exames: eletrocardiograma, hemograma e dosagem, no sangue, de enzimas resultantes da destruição de células cardíacas.
  O tratamento deve ser feito em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI),para prevenir complicações como as arritmias , a insuficiência cardíaca e para dissolver, por um processo chamado trambólise, possíveis trombos que se formem no local da obstrução.
  Para recuperação, no caso do paciente não vir à morte, se utiliza cirurgias em que se implantam pontes de veia safena ou mamária. Essas pontes criam uma via alternativa de passagem para o sangue que vai irrigar o músculo cardíaco.

  Outra técnica também muito usada é a angioplastia, em que a placa de ateroma é esmagada por um balão de borracha introduzido através de uma artéria.
  Assim como no cateterismo, um cateter é introduzido pela coronária até o local onde está a obstrução. No local estreitado, um pequeno balão é insuflado e a parte estreitada é dilatada. Depois se retira o balão e se avalia se o fluxo do sangue se restabeleceu parcial ou totalmente. As vezes essa placa comprimida se solta. E por esse motivo pode-se também deixar no local da obstrução um stent, que é uma pequena mola de metal que é contraída e introduzida até a parte estreitada. Uma vez colocada no lugar certo a contração da mola é liberada, ela se dilata e junto alarga a zona estreitada da artéria.

  Mas o melhor ainda do que tratar, é evitar o problema, a aterosclerose pode ser evitada reduzindo os fatores de risco, que são os níveis de colesterol alto no sangue, hipertensão arterial, tabagismo, obesidade e sedentarismo, deixar de lado os hábitos ruins e começar um programa de exercícios.
  Evitar alimentos que produzem aumento de colesterol no sangue (os alimentos de origem animal - carnes e derivados, frutos do mar, leites e derivados, etc.) e ingerir alimentos sem colesterol (frutas, legumes, verduras, tubérculos e cereais). A prática de exercícios pode levar à redução de peso, que por sua vez ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue.
  Parar de fumar ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue e a diminuir a pressão sangüínea. O fumo diminui o nível de "colesterol bom" no sangue, o HDL e aumenta o nível de "colesterol ruim" no sangue, o LDL, que contrai a parede arterial, diminuindo ainda mais a passagem de sangue na artéria já obstruída pelo colesterol.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Monto sua "série" de musculação por telepatia. Será?

     Olá alunos e colegas de trabalho, com certeza alguns de vocês já viram alguém pedindo para um profissional da Educação Física montar um programa de musculação, sem mesmo trabalhar na academia que o seu  "pseudo-aluno" treina, sem saber detalhes básicos daquele aluno. É simples, o seu amigo ou familiar começa a treinar muma determinada academia, com três semanas de frequência ele não apresenta resultados, óbvio, aí que você entra: -Monta um programa para mim? Eu estou treinando há um tempão e não estou vendo resultado...
   Caros alunos, professor nenhum faz milagre, tudo depende de uma continuidade, frequência de treino, determinação, sem contar que os fatores extra-academia são muito importantes como alimentação, carga genética e descanço. 
   Cuidado com as receitas de bolo, esse professor que você pediu ajuda, na certa vai ficar "sem graça" e vai montar seu treino. Lembre que ele não trabalha na sua academia, não sabe que aparelhos ela oferece, que regulagens esse aparelhos têm, que experiência você já possui no treino, talvez não terá também sua avaliação física ou funcional em mãos, e não estará lá para acompanhar seu novo treino, tirar suas dúvidas e fazer os ajustes necessários. 
   A prescrição de um programa de musculação, embora não pareça, tem muito mais ciência do que podem imaginar, não é só um combinado de exercícios aleatórios. Isso qualquer "marombeiro anabolizado" faz.
   Recebo pedidos de programas até por email, e é muito mais vantajoso que você treine com o programa que o professor lá da sua academia prescreveu, até que se prove o contrário...
   Muito cuidado com as "séries" milagrosas das revistas de musculação em geral, com os sites gringos, etc. Lembre que você é um ser único, com individualidade biológica, exepriência de treino, alimentação, período de descanço, objetivos. Por isso, seu colega do lado que treina há 5 anos não deve querer que você que treina há 2 meses, faço o mesmo treinamento.
   Nunhum treino vai fazer um aluno entrar na academia e perder em um mês tudo que acumuou em dois ou três anos. Paciência e perseverança são necessárias. Pense nisso...

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Pesquisa do ACSM sobre atividade física e pacientes cardíacos.

   Como de costume, visitando hoje o sitio do Colégio Americano de Medicina do Esporte, acessei uma pesquisa liberada em 6 de janeiro que apenas confirma algo que a maioria de nós já sabe, mas como se trata de uma pesquisa do ACSM vale a pena dar uma olhada.
  
Jan 6, 2012

   Em todas as partes do mundo, o início de um novo ano inspira adultos a abandonarem alimentação prejudicial, entrarem numa academia e fazerem escolhas mais saudáveis. Para o grupo de pesquisadores, a atitude de tornar-se mais ativo literalmente pode ser a diferença entre vida e morte. Pesquisa liberada hoje pela Faculdade Americana de Medicina de Esportes mostra que esta mais fisicamente ativo, pode ajudar adultos sofrendo de doença cardíaca a afastarem morte prematura.
   Em todas as partes do mundo, o início de um novo ano inspira adultos a abandonarem alimentação prejudicial, entrarem numa academia e fazerem escolhas mais saudáveis. Para o grupo de pesquisadores, a atitude de tornar-se mais ativo literalmente pode ser a diferença entre vida e morte. Pesquisa liberada hoje pela Faculdade Americana de Medicina de Esportes mostra que esta mais fisicamente ativo, pode ajudar adultos sofrendo de doença cardíaca a afastarem morte prematura.
   O estudo, “Atividade Física e Mortalidade por Risco Cardiovascular: Possíveis Mecanismos Protetores?” foi publicado no “Medicina & Ciência em Esportes & Exercício®”, o diário oficial de ACSM. A equipe de pesquisa, que incluiu Lee Ingle, PhD, examinou o relacionamento entre atividade física moderada e vigorosa e mortalidade, e o risco em pacientes com doença cardiovascular.
    "Bem, é estabelecido que a atividade física de moderada a vigorosa praticada regularmente reduz o risco de acometimentos cardíacos futuros em indivíduos saudáveis e indivíduos com doença cardiovascular existente," disse Ingle, um acadêmico do Instituto de Pesquisa de Carnegie da Universidade Metropolitana de Leeds no Reino Unido. "O que ainda não está claro são os mecanismos biológicos responsáveis para reduzir o risco."
   O estudo incluiu 1.429 participantes, homens e mulheres, com doença cardíaca diagnosticada. Numa primeira visita, participantes deram informações demográficas, estado de saúde, histórico de doenças, se tabagista ou não, hábitos e níveis físicos de atividade. Depois, enfermeiras registraram o uso de medicamento e mensuraram a massa corporal, amostras de sangue foram recolhidas, e pressão arterial foi aferida. Dentro de sete anos, 446 dos 1.429 participantes faleceram. As certidões de óbito ligaram 213 das mortes à doença cardiovascular.
   A participação em programas de atividade física de moderada á vigorosa ao menos três vezes por semana foi associada com um risco muito mais baixo de morte cardiovascular. Participantes fisicamente ativos demonstraram níveis significativamente mais baixos de índice de massa corporal e incidência de diabetes. Fatores metabólicos de risco também foram bem reduzidos.
"O foco principal deste estudo era descobrir se a atividade física moderada e a vigorosa reduzem o risco de acometimentos cardíacos futuros, em parte, melhorando marcadores de risco metabólicos e incendiantes em pacientes com doença cardiovascular," disse Ingle.
   De acordo com os Centros para Controle de Doença e Prevenção dos EUA, doenças cardíacas são a causa principal de morte no país. A oferta de exercícios é a ferramenta pública principal para ajudar adultos a combaterem condições crônicas, tal como doença cardíaca.
                                         http://www.acsm.org/