quinta-feira, 29 de março de 2012

Treinar durante a TPM e no período menstrual ajuda a reduzir os sintomas indesejados.


   
   Quem atua na Educação Física Escolar como eu está acostumado às recusas das alunas para praticar atividade física sob a alegação de estarem no período menstrual, algumas alunas de academia também somem do treino por uma semana pelo mesmo motivo. Sempre tentei exemplificar os benefícios de se treinar também nesse período.
   Então para as que ainda tem dúvidas quanto a possibilidade de manter o treino no período menstrual, aí vai uma matéria do site webrun.uol.com.br:

Além de se sentir melhor naqueles dias, a corrida pode fazer os sintomas da TPM ficarem cada vez mais amenos a longo prazo.
Estar indisposta, sentir-se inchada ou irritada são sintomas comuns da TPM, que atinge a maioria das mulheres, algumas de forma mais intensa, outras, mais amenas. Porém a TPM não é mais desculpa para faltar dos treinos. Pelo contrário, a prática de exercícios físicos ajuda a controlar os sintomas do período menstrual a curto e a longo prazo.

Para as mulheres que sofrem alterações de humor antes e durante a menstruação, como irritabilidade e tristeza, a atividade física durante a fase ajuda a controlar os hormônios. A recomendação é praticar um exercício aeróbico, de intensidade moderada, como uma corrida leve, no dia em que estiver com os sintomas.

Segundo Sílvia Casseb, doutora do Ambulatório de Ginecologia do Esporte, da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp , a mulher produz mais endorfina quando se exercita no período menstrual e se sente melhor. Ela terá uma sensação de bem estar e alívio momentâneos, “O exercício físico no dia da TPM ajuda muito”, conta a doutora..

Aos poucos, o organismo vai modulando a produção de algumas substâncias, como as chamadas prostaglandinas (PGI), que promovem inflamações e dor, como a cólica, por exemplo. O exercício físico regular age como fator amenizador dessas prostaglandinas e, dessa forma, diminui as sensações dolorosas pré-menstruais e menstruais.

Caso os sintomas causem muitos desconfortos à mulher, uma recomendação é mudar o treino durante o período menstrual. Fazer musculação ou um exercício moderado pode ser a solução para quem não quer perder o ritmo e continuar se sentindo bem. “Não tem problema em treinar menstruada, não causa nenhum prejuízo à saúde. Mas é muito individual, depende do bem estar da mulher”, enfatiza.

   Assim não tem mais desculpa, mãos a obra, mesmo com TPM.