De acordo com pesquisa, recém-nascidos com maior peso apresentam maior
volume em regiões do cérebro ligadas a resolver problemas e a tomar decisões.
O peso de um bebê ao nascer pode ter relação
direta com o desenvolvimento de seu cérebro ao longo da infância e da
adolescência — e, consequentemente, com os aspectos cognitivos e
comportamentais que essa criança vai apresentar em sua vida. Essa é a conclusão
de uma pesquisa feita na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e
publicada nesta segunda-feira na revista Proceedings of the National Academy of
Sciences (PNAS).
Para entender essa relação, o estudo avaliou 628
crianças e adolescentes. Os pesquisadores levaram em consideração o peso desses
indivíduos ao nascer e imagens do cérebro de cada um obtidas por meio de exames
de ressonância magnética. Os participantes foram divididos em dois grupos:
aqueles que nasceram com um peso entre 1,5 e 2,5 quilos e aqueles que nasceram
com um peso entre 3,5 e 4,5 quilos. Indivíduos que nasceram com menos de 1,5
quilo (peso muito baixo) ou mais de 4,5 quilos (peso acima do normal) foram
excluídos da análise pois poucos participantes haviam nascido com essas características.
Segundo os resultados, as pessoas do grupo de
maior peso ao nascer, comparadas ao outro grupo, apresentaram, no geral, um
maior volume tanto em regiões específicas do cérebro como no órgão como um
todo. As partes do cérebro que pareceram estar mais relacionadas com o peso ao
nascer foram aquelas associadas à tomada de decisões, às emoções e a resolver
‘conflitos cognitivos’ — ou seja, a detectar erros e contradições no fluxo de
informações que é processado pela mente.
“Esse estudo mostra que aspectos do
desenvolvimento cerebral de crianças de adolescentes podem ser previstos pelo
peso dessas pessoas ao nascer, que é o indicador de saúde pré-natal mais
amplamente utilizado”, escreveram os autores no artigo. Agora, os pesquisadores
querem desenvolver novos estudos para entender de que forma o desenvolvimento
cerebral de uma criança interage com fatores ambientais (vida social, ambiente
familiar e escolar, por exemplo) ao longo da vida.
Fonte : Revista Veja