Alimentos termogênicos são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico, podem auxiliar todas as atividades realizadas pelo corpo quando consome energia.
Quanto mais difícil for a digestão dos alimentos, maior será o seu poder termogênico. Estudos mostram que as subs
Quanto mais difícil for a digestão dos alimentos, maior será o seu poder termogênico. Estudos mostram que as subs
tâncias termogênicas contidas em certos alimentos atuam aumentando a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem ajudar no controle de emagrecimento e obesidade.
Entendam que não existem soluções milagrosas quando o assunto é reduzir peso. Para que esses alimentos sejam eficazes, é necessária uma reeducação alimentar e prática regular de exercícios físicos.
Apesar dos benefícios e de não serem medicamentos, os alimentos termogênicos possuem algumas restrições. Pessoas com hipertireoidismo não deve ingeri-los em excesso, visto que o metabolismo já é muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular, crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar desses alimentos, pois eles podem levar ao aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.
Assim dentre vários, os alimentos mais citados em sua eficácia são:
- Pimenta vermelha: Esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.
- Chá verde (Camellia sinensis): Assim como a pimenta, esse chá favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estimulo metabólico. Para que o efeito aconteça, aconselha-se cinco xícaras de chá por dia durante três meses. Mas, cuidado: quem tem insônia não deve ingerir o chá verde na parte da tarde ou noite.
- Canela: Além de aumentar o metabolismo basal, a canela possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Polvilhada por cima de frutas (aproximadamente uma colher de chá rasa), contribui com o emagrecimento e ainda torna a refeição deliciosa.
- Gengibre: Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. O gengibre pode ser consumido de diversas formas, cru, em marinadas para temperar carnes, aves e peixes, e ainda fica ótimo em molho de tomate, sopas de legumes e chá, quando misturado com outras ervas.
- Chá de hibisco: Esse chá, assim como os demais termogênicos, aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, aumenta o metabolismo. Para que o efeito seja positivo, recomenda-se o uso de um litro por dia, sendo que, para um litro de água, deve-se usar uma colher de sopa da flor.
- Alimentos com Ômega 3: O omêga 3 é encontrado em peixes - como salmão e atum - e em oleaginosas. Ele aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo.
- Água gelada: Sim, até mesmo a água gelada pode te ajudar a emagrecer! Ao ingeri-la, seu organismo gasta energia para elevar a temperatura até a tida como adequada pelo corpo (algo entre 36º e 37ºC). No entanto, o efeito é muito leve. Para melhores resultados, ingira oito copos de água por dia, pois essa medida pode aumentar seu gasto calórico em até 200 kcal.
As afirmações são de nutricionistas, como são estudos da nutrição, que não é a minha área de estudo, não posso afirmar a a eficiência e eficácia dos princípios ativos desses alimentos. Porém, como parece ser um consenso entre esses profissionais, acredito ser de grande funcionalidade.
Quem teve a oportunidade de assistir ontem o Globo Repórter conheceu esses e vários outros alimentos importantes na difícil tarefa de emagrecer. Quem não pôde assistir, afinal sexta à noite é difícil estar em casa, tem a chance de ver via "youtube".
Alguns dos alimentos apresentados deixam uma interrogação em nossa cabeça, pois parecem estar ainda em pesquisa e inacessível a nossa população, mas pesquisando descobri que o óleo de coco virgem por exemplo já está a venda em lojas de produtos naturais e alguns supermercados. Mesmo com falhas em informações de como adquirir alguns dos alimentos, vale a pena assistir o programa.
Grande abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário. Sugestões, elogios e críticas serão sempre muito bem vindas.