domingo, 27 de maio de 2012

A que horas você prefere treinar?

  Estamos acostumados e ver pessoas se exercitando em todos os horários do dia.
  A maioria das academias estão abertas das 06:00 as 22:00, algumas são 24 hs, assim surge a dúvida de qual o melhor horário para praticar sua atividade física.
  Como o nosso corpo se comporta nos treinos dos diferentes períodos do dia? Há quem prefira treinar na academia no final da noite, e há que, considere a parte da manhã o melhor horário.
   Depende de cada organismo. Talvez logo cedo a musculatura de alguns demore um pouco mais pra entrar no ritmo. À tarde e à noite, os músculos estão mais pré-dispostos à prática de atividades físicas. Fatores como o sol em excesso (para treinos de rua como a corrida) e o estresse do dia a dia podem influenciar o desempenho da atividade física.
  Em relação ao treino noturno, algumas pessoas sentem o corpo "mais elétrico" no pós exercício, fazendo com que haja uma interferência na qualidade do sono(
mas isso só em determinados indivíduos). E não há aproveitamento total da atividade se o repouso for atrapaalhado.  Tudo depende de  um ajuste fisiológico, porque o atleta precisa ajustar o horário para o repouso e para comer, além de seguir todas as rotinas de treino.
  Antes de qualquer atividade física, a alimentação precisa ser controlada e balanceada. O ideal é se alimentar cerca de uma hora, em média, antes do treino. Mas se a pessoa vai para a academia às 6h, digamos, ela não vai acordar às 5h só pra comer. Já que terá que se alimentar poucas horas antes do treino, prefira alimentos "leves".
  Depois do treino, para recuperar o organismo, a aposta são as proteínas e os carboidratos. E não esuquecer: água e isotônicos para hidratarindependente do horário da atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Sugestões, elogios e críticas serão sempre muito bem vindas.