quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Mantenha a cuca e a pele fresca!

      Nos preocupamos muito com assuntos diretamente ligados às atividades físicas e alimentação, e muitas vezes esquecemos de alguns cuidados que podem e vão interferir diretamente no bom desempenho e aproveitamento do exercício além de oferecer algum risco se algumas medidas não forem tomadas.
     Em tempos de aquecimento global e alta intensidade de radiação solar danosa, em época de horário de verão onde o sol "reina" até mais tarde, proteger a pele não é um luxo e sim uma necessidade. Este cuidado deve ser redobrado para quem pratica atividade física ao ar livre. 
     Dermatologistas afirmam que durante as atividades expostas como ciclismo e corrida por exemplo, a exposição aos raios solares é maior e a proteção precisa ser intensificada com bonés e maior frequência no uso dos protetores solares. O sol intenso e contínuo estimula a produção de enzimas destruidoras do colágeno, que aceleram o envelhecimento da pele e podem  causar o câncer de pele devido à mutação do DNA. Por isso precisamos fazer uso de protetor nos períodos de exposições intensa e também nas tarefas diárias, para que este filtro proteja a pele dessas reações.
     Para que se possa confiar na proteção, os protetores ou bloqueadores tem de ser usado da maneira correta. Um bom exemplo de uma prática comum errônea é passar o filtro solar na hora de praticar atividade física ou se expor ao sol. O ideal é passar o filtro com um período mínimo de 30 minutos antes da exposição. 
    Para a prática esportiva a indicação é escolher protetores à prova d'água devido a maior transpiração e com fator de proteção mais alto(50 e 60 FPS).
     Esistem diveros tipos de protetores, os dermatologistas costumam indicar  para pele oleosa as versões em gel, gel-creme ou fluidos, enquanto as peles mais secas e com sinais do tempo os em forma de cremes.
     O protetor solar, deve ser reaplicado a cada duas horas e em todas as partes do corpo, inclusive as orelhas. Além disso, também é aconselhável o uso de boné e roupas leves, mas com mangas longas que protegem mais o corpo da exposição solar. Outro acessório importante são os óculos escuros, com o cuidado de não adiquirir óculos falsificados em camelôs, que podem pela falsa sensação de proteção, fazer com que você olhe ainda mais para a claridade e acabe por lesionar os olhos.
     A falta de cuidado coma pele pode alterar diretamente o rendimento do esportista, pois como toda agressão ao corpo, a queimadura produz um estresse físico que o organismo demanda desgaste para restabelecer. Isso sem contar a desidratação que é acentuada.
     Caso tenha sido descuidado, para tratar as queimaduras o ideal é fazer compressas frias com chá de camomila ou água mineral. Também pode ser utilizada água thermal na versão aerosol, além de anti-inflamatórios via oral e corticóides tópicos em caso extremos, porém nesse estágio essas soluções  devem ser ministradas por um especialista.
     A alimentação e a quantidade de água ingerida interferem no desempenho dos esportistas e na proteção da pele. Os antioxidantes ajudam a manter a pele saudável, evitando stress oxidativo gerado por treinos  exaustivos com exposição ao sol que propiciam o envelhecimento. 
    Consuma quantidade de água proporcional ao seu desgaste, adote uma alimentação regrada, se proteja do sol e obterá sucesso. 
     Abaixo dois vídeos sobre o assunto com uma abordagem um pouco mais estética, divergem em alguns pontos como por exemplo o tempo de intervalo entre as aplicações, mas em grande parte preconizam os mesmos cuidados.


   
    Agora você está pronto para enfrentar o verão com toda segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Sugestões, elogios e críticas serão sempre muito bem vindas.