terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Suplementos não fazem milagres

             O uso de suplementos alimentares é cada vez mais recorrente no Brasil,  principalmente por praticantes de atividades de academia. Esse uso desenfreado pode estar relacionado à pressa em resultados estéticos ou à pura desinformação sobre os principais efeitos e resutados obtidos através do uso desses produtos.
       Muitos de meus alunos fizeram ou fazem uso de suplementos alimentares, até eu assumo que já utilizei suplementos. A verdade, é que principalmente os alunos mais jovens querem resultados mais rápidos, e quando não fazem uso de anabolizantes vão a uma de loja de suplementos , pedem a indicação do vendedor e acabam por comprar os seus grandes potes para suplementação.
         Os suplementos podem ser encontrados em forma líquida, em pó para dissolver em água ou leite, cápsulas, tabletes, comprimidos e barras de proteína. Os que tiveram alguma eficácia comprovada são formulados com formas pré-digeridas dos principais substratos de energia: carboidratos, proteínas e gorduras. Eles fornecem a grande maior parte das calorias a partir de fontes que foram pré-digeridas em níveis diferentes, tornando mais fácil a tarefa do organismo em utilizar esses substratos de energia.
            Com o avanço da globalização, vários suplementos novos surgiram no mercado, aumentando assim a concorrência entre as marcas e também levando uma série de informações aos consumidores dos produtos. Várias pesquisas foram realizadas e outras estão sendo feitas, no intuito de comprovar ou não as eficiências destes, várias fórmulas modificaram-se no decorrer do processo. É importante que não se acredite em todo estudo feito para comprovar a função dos suplementos, até porque a maioria dos estudos que vemos por aí são feitos pelos próprios fabricantes, que estão obviamente interessados em aumentar as vendas.
            Existe muita picaretagem nesse ramo, principalmente nos produtos importados com rótulo traduzido, onde normalmente miligramas são sobrestimadas, substâncias proibidas são omitidas e aí num descuido um atleta é pego no teste antidoping.
             É mais que divulgado que devemos fazer cinco refeições diárias, mas, por muitas vezes não conseguimos, e alguns acabam optando pelo consumo de um suplemento entre as refeições. Ao contrário do que se imagina e que os vendedores de suplementos informam, a recomendação é para que os suplementos alimentares sejam consumidos por pessoas que praticam atividade física constante e intensa, e não por quem busca resultados imediatos.
            Estes produtos foram criados para os atletas ou para quem pratica esporte regularmente, por gastarem mais energia e terem algum déficit alimentar. O ideal é que antes de começar o consumo se vá ao médico e/ou nutricionista, para saber qual produto e a quantidade diária deve ser ingerida. 
            Se optar fazer o uso procure a recomendação de um profissional qualificado e bom treino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Sugestões, elogios e críticas serão sempre muito bem vindas.