domingo, 17 de junho de 2012

Consuma até uma colher de chá de sal por dia para evitar a pressão alta.

  
A média de consumo diário do brasileiro infelizmente é mais que o dobro disso. Cerca 1/4 da população brasileira apresenta hipertensão, que costuma ser silenciosa.
  As pessoas comem sal o tempo todo, muitas vezes sem perceber. Não é porque você não adicionou o condimento à comida que ela já não esteja salgada até mais que o recomendado.
  Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, os brasileiros devem ingerir no máximo 5 gramas de sal por dia, o equivalente a uma colher de chá. A média diária do brasoleiro é de 12 gramas diários.
  Para saber a quantidade de sal em um alimento multiplique o valor de sódio no rótulo de um alimento por 2,5. Por exemplo: algo com 500 mg de sódio tem 1,25 g de sal.
  Alimentos prontos como congelados, enlatados possuem muito sódio, ele age como conservante, para prolongar a vida útil do industrializado .
  O excesso de sal, pode ocasionar hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e problemas renais.
  A chance de filhos de pais hipertensos serem também hipertensos é de até 60%. Oa alimentos e bebidas doces também apresentam sódio/sal, como é o caso dos refrigerantes. As massas instantâneas, pães de forma, francês e bisnaguinhas, bolos prontos, batata frita e palha também têm bastante quantidade de sal.

  Efeitos da hipertensão
  A hipertensas normalmente é silenciosa, sem sintomas. Alguns indivíduos, porém, sentem tontura, vista embaçada, palpitação e dor de cabeça, além de zumbido no ouvido e visão de pontos brilhantes.
  As consequências da hipertensão nos diversos órgãos estão relacionadas principalmente à lesão dos vasos e à sobrecarga para o funcionamento deles.
  Como o coração é um músculo, ao fazer mais força ele aumenta de tamanho. Essa hipertrofia dificulta ainda mais a chegada de oxigênio e nutrientes.
  Se um trombo se forma em um vaso do coração, pode ocasionar um infarto, que é a morte de tecido cardíaco. Se ocorrer em um vaso cerebral, pode haver um acidente vascular cerebral(vulgo derrame).

  Dicas para controlar a hipertensão
  Redução do sobrepeso é a maneira mais efetiva de baixar a pressão sem utilização de remédios. Em média, uma redução de 5 kg diminui a pressão em 5 mm Hg.
  Fazer exercícios também ajuda no controle da hipertensão, melhora o nível de colesterol e o perfil glicêmico.
  Além disso, beber álcool em quantidade moderada traz benefícios cardiovasculares, mas o consumo de mais de dois drinks diários eleva a pressão.
  É bem mais fácil e bem menos doloroso prevenir do que tratar a hipertensão.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Sugestões, elogios e críticas serão sempre muito bem vindas.