domingo, 26 de agosto de 2012

USO DE ANTIBIÓTICOS EM BEBÊS PODE LEVAR À OBESIDADE.

  Sabemos que há mães que adoram ministrar um antibiótico em seus filhos por conta própria, e muitas vezes sem necessidade. Pois bem, fora todos os efeitos colaterais que a alopatia apresentam, novo estudo mostrou a obesidade como uma das consequencias do uso em excesso.
  Para quem não teve a oportunidade de ler na Revista Veja, transcrevo abaixo

   Período mais crítico vai até os seis meses de idade, quando os antibióticos podem matar organismos que influenciam a forma do corpo absorver nutrientes.
  Receitar antibióticos a bebês com menos de seis meses de idade pode levá-los a ser crianças gordinhas, de acordo com um estudo publicado nesta terça-feira no International Journal of Obesity.

  "Nós normalmente consideramos a obesidade uma epidemia provocada por dieta pouco saudável e falta de exercício, porém cada vez mais estudos sugerem que ela é mais complicada do que isso", afirmou o coautor da pesquisa Leonardo Trasande, da Escola de Medicina da Universidade de Nova York (NYU).
  "Micróbios em nossos intestinos podem ter papéis críticos em relação a como absorvemos calorias. A exposição a antibióticos, principalmente no início da vida, pode matar as bactérias saudáveis que influenciam a forma como absorvemos nutrientes em nosso corpo, e que, caso contrário, nos manteriam magros."
  O estudo se soma a um número crescente de pesquisas que alertam para os potenciais perigos dos antibióticos, especialmente para crianças. Estudos preliminares ligaram as mudanças nas trilhões de células microbianas em nossos corpos com a obesidade, com as doenças inflamatórias do intestino (como a Doença de Chron), asma e outras doenças. No entanto, ainda não foram encontradas provas diretas de seu vínculo.
  Estudo pioneiro — Esse foi o primeiro estudo que analisa a relação entre o uso de antibióticos e a massa corporal começando na infância. Os pesquisadores avaliaram o uso de antibióticos em 11.532 crianças nascidas na região de Avon, na Grã-Bretanha, em 1991 e 1992, que participam de um estudo de longo prazo sobre saúde e desenvolvimento.
  Eles descobriram que as crianças tratadas com antibióticos nos primeiros cinco meses de vida tinham um peso maior na proporção com a altura em relação às que não foram expostas.
  A diferença foi pequena entre as idades de 10 a 20 meses, mas aos 38 meses de idade as crianças expostas a antibióticos apresentaram 22% mais chances de estar com sobrepeso.
  O tempo parece fazer diferença — crianças que tomaram antibióticos de seis a 14 meses de idade não tiveram uma massa corporal significativamente maior durante a infância, informou o estudo.
  E embora as crianças expostas a antibióticos dos 15 a 23 meses tenham tido índices de massa corporal levemente elevados aos sete anos, não havia aumento significativo em sua probabilidade de estar acima do peso ou de ser obesas.
  Gado mais pesado — "Por muitos anos, fazendeiros sabiam que antibióticos são bons para produzir vacas mais pesadas para o mercado", afirmou o co-autor Jan Bluestein, também da NYU, em um comunicado.
  "Embora sejam necessários mais estudos para confirmar nossas descobertas, este estudo cuidadosamente conduzido sugere que os antibióticos influenciam o ganho de peso em humanos, especialmente em crianças".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Sugestões, elogios e críticas serão sempre muito bem vindas.