segunda-feira, 3 de setembro de 2012

PARA OS PREGUIÇOSOS DA ESCOLA.


   A lei que tornou facultativa a disciplina preferida da maioria da garotada é de 1996. Mas ainda hoje nem todo mundo sabe que, apesar de todo colégio ser obrigado a oferecer aulas de Educação Física, nem todo aluno precisa assisti-las, ao menos na forma prática da aula.
     Voltando aos dias de hoje, não basta uma dorzinha de barriga para liberar os mais preguiçosos da aula. As dispensas são mais comuns entre adultos, estudantes já empregados ou em casos de restrições de saúde.
   Segundo a lei 9.394/96, as aulas de Educação Física, a parte prática é facultativa para alunos que cumpram uma jornada de trabalho de seis ou mais horas, tenham mais de 30 anos, prestem serviço militar ou estejam obrigados à prática física semelhante, adolescentes e crianças que tenham alguma condição de saúde que não permita a execução frequente de exercícios e estudantes que tenham filhos.
  Contudo, quem opta por não participar das atividades físicas ainda tem obrigações no período: os dispensados devem receber outras tarefas para que seu desenvolvimento e sua avaliação no final do ano não sejam prejudicados. "O aluno precisa estar presente como os demais", diz o coordenador do Conselho Federal de Educação Física, Walfrido José Amaral. O profissional afirma ainda que nenhum estudante pode ser excluído da aula. Se ele escolher ficar fora das quadras, poderá executar outras tarefas, como ajudar o professor, apitar as partidas ou entregar um trabalho avaliativo.
   Os alunos dispensados estarão deixando de desfrutar de melhora na disposição e ânimo, aumento da capacidade motora, de coordenação e a melhora do raciocínio rápido, usado no momento de fazer uma jogada mais complicada, por exemplo. A prática de esportes não apresenta vantagens somente sob o ponto de vista físico. Ao participar de um time e entrar em contato com os colegas em um jogo, o aluno aprimora sua capacidade de se relacionar. Respeitar a hora de ouvir o outro e ceder a sua vez. Para as pessoas que não têm esse convívio, fica mais difícil criar essa relação. A rapidez de pensar em estratégias de jogo melhora o pensamento lógico, que beneficia o aluno em outras áreas do ensino, nas outras disciplinas da educação básica.
   Além de todos os benefícios já descritos, a criança que cresce praticando atividade física regular criará esse hábito e o levará para o resto da vida, reduzindo bastante a possibilidade de desenvolver obesidade, problemas cardíacos, diabetes, entre outras patologias próprias da vida sedentária.
   Portanto, se não for extremamente necessário, não deixe de praticar suas aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Sugestões, elogios e críticas serão sempre muito bem vindas.