quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Uma noite de pouco sono pode aumentar o apetite e conduzir à obesidade.

   Há algum tempo postei aqui pesquisas sobre o aumento de peso entre trabalhadores que iniciaram trabalho noturno. Estudo versava sobre alterações hormonais e na forma de alimentar-se de trabalhadores que passam a noite acordados, ocasionando aumento de gordura corporal.
  Uma nova pesquisa nos EUA analisou artigos médicos publicados entre os anos de 1996 e 2011.
   Esta grande revisão de artigos médicos publicados entre 1996 e 2011 comprova que dormir menos que o necessário causa alterações nos hormônios que podem aumentar o apetite e favorecendo a obesidade. As são da Universidade Estadual da Pensilvânia, que publicou o estudo na revista "Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics".
  Segundo os autores, que elaboraram tabelas comparativas sobre o funcionamento do metabolismo e o consumo energético dos pacientes, os níveis de hormônios como grelina (que controla e fome) subiram e os de leptina (que age sobre o apetite e o gasto de energia) diminuíram durante a privação de sono, o que pode agir sobre o ganho de peso.
   A equipe estudou as taxas de insulina (hormônio do pâncreas, que decompõe o açúcar), glicose (açúcar) e cortisol (hormônio do estresse) dos indivíduos estudados. Foi encontrada uma menor sensibilidade à insulina, o que pode elevar o risco de diabetes.
   A Professora de ciências da nutrição Sharon Nickols-Richardson, destaca que mudar o estilo de vida, como foco na alimentação e na atividade física, é importante para controlar a gordura corporal, mas alterações na rotina diária, como a adoção de melhores hábitos de sono, também ajudam a regular o balanço energético e o peso corporal.
   A pesquisa afirma que são necessários novos trabalhos para determinar os efeitos da privação de sono sobre a composição corporal.
   Dados americanos apontam que mais de 35% dos adultos estão obesos e 28% destes dormem menos de 6 horas por noite. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Sugestões, elogios e críticas serão sempre muito bem vindas.