sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Quantidade de sal nos alimentos consumidos no Brasil preocupa o Governo.

     Quem assistiu o Jornal Nacional de hoje pode ver a reportagem sobre o consumo excessivo de sal.
   Os Brasileiros consomem em um dia mais que o dobro de sal recomendado segundo a OMS.
   A quantidade de sal do pãozinho precisa diminuir por recomendação da Anvisa, isso é válido para as padarias de todo o país. Segundo a Anvisa, a medida não é para mudar o sabor, mas para deixar o alimento mais saudável.
   Sal sabor e perigo, avisa a Organização Mundial da Saúde. Os brasileiros consomem 12 gramas de sal por dia, excesso que pode causar pressão alta, doenças renais e cardíacas.Será o pãozinho o único vilão?
   Os brasileiros comem um pão francês por dia, em média, segundo o IBGE. O que significa um consumo de 320 miligramas de sódio, o equivalente a uma colherinha de sal. Se essa quantidade for reduzida os benefícios para a saúde serão muito grandes.
    Se espera uma redução de 10% na quantidade de sódio no pão francês, chegando a 289 miligramas em 2014.
    Uma série de outros alimentos vai sofrer a mesma intervenção. Se espera que até 2016 nós tenhamos teores baixos de sódio na maior parte dos alimentos que são de consumo diário.
  O ministro da Saúde Alexandre Padilha, e representantes da indústria alimentícia firmaram um acordo que prevê a redução gradual de sódio em 16 categorias de alimentos. O documento assinado nesta terça-feira estabelece metas, inicialmente, para sete grupos de alimentos que estão entre os mais consumidos pelo público infanto-juvenil: batatas fritas e batata palha, pão francês, bolos prontos, misturas para bolos, salgadinhos de milho, maionese e biscoitos (doces ou salgados). O termo fixa o teor máximo de sódio a cada 100 gramas de alimentos industrializados. As metas devem ser cumpridas pelo setor até 2014 e aprofundadas até 2016..
   Para a Organização Mundial da Saúde se a diminuição do consumo de sal alcançar 5 gramas por dia, a primeira coisa a cair junto será a pressão arterial do brasileiro: menos 10%. As mortes por AVC, acidente vascular cerebral, diminuiriam 15%. As mortes por infarto diminuiriam 10%. E 1,5 milhão de brasileiros não precisariam de medicação para hipertensão.
   O conselho geral é reduzir o sal de todos os alimentos, e não cortar o pão. 
    Como a medida inicial foi tomada no pãozinho, a impressão que fica é de que o pão é o vilão da hipertensão arterial. Cuidado com os radicalismos, ninguém precisa parar de comer pão, ainda mais se não cortar o biscoito salgadinho e o amendoím torrado e salgado.

Texto baseado no portal G1 de notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Sugestões, elogios e críticas serão sempre muito bem vindas.