segunda-feira, 3 de setembro de 2012

JOGOS OLÍMPICOS NA ESCOLA

   Atualmente, o esporte é o veiculo mais utilizado como forma de difusão do movimento corporal na educação básica. Porém, somente algumas modalidades esportivas tais como o futebol, basquetebol e voleibol fazem parte do conteúdo das aulas de Educação Física. Outras modalidades como o atletismo e a ginástica artística raramente são difundidas entre os escolares desta faixa etária. Tendo em vista que os currículos que formam os professores incluem disciplinas como dança, capoeira, judô, atividades expressivas, ginástica, folclore e outras, de acordo com as opções de cada instituição, como explicar a pouca utilização destes conteúdos? Falta de espaço, de motivação, de material? Comodismo? Falta de aceitação destes conteúdos pela sociedade? Ou será que os professores desenvolvem somente os conteúdos com os quais têm maior afinidade?
  Pensando nessa constatação e no momento oportuno da proximidade dos Jogos Olímpicos de Londres, minha turma de fundamentos do ensino da educação física, do curso de Pedagogia, desenvolveram um trabalho que buscou a elaboração de jogos que adaptaram os esportes olímpicos à realidade dos alunos da escola pública e de várias idades.
   Surgiram ideias muito boas para apresentar para às crianças e adolescentes esportes que eles não tem muito contato, muitas vezes esportes que nunca assistiram. Foi utilizado o atletismo em suas várias modalidades, o futebol, o badminton, esgrima e arco e flecha.












  
 Parabéns a turma pelo empenho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário. Sugestões, elogios e críticas serão sempre muito bem vindas.